Infelizmente, grande parte de empresários cometem o equívoco de associar a “consultoria trabalhista” apenas e tão somente quando o problema se apresenta, via de regra quando do recebimento de notificação para responder a determinada ação judicial ou mesmo na hipótese de necessitar ingressar com ação judicial para garantia de seus direitos, situação em que fatalmente será a mesma obrigada a dispor de significativas quantias para a contratação de um profissional especializado, posto que via de regra os honorários serão calculados com base no valor atribuído à causa.

A assessoria jurídica atua preventivamente, com o escopo de orientar o Departamento de Recursos Humanos da empresa em sua tomada de decisões, de modo que o mesmo tenha a necessária segurança jurídica, ou seja, irá auxiliar na antecipação de riscos e, por conseguinte no planejamento empresarial.

Nossa atuação no campo do Direito do Trabalho.

  1. Elaboração de Defesas em Dissídios Individuais do Trabalho (Reclamações Trabalhistas) ajuizada em face da empresa por funcionários ou ex-funcionários; acompanhamento em audiências; interposição de recursos contra decisões proferidas em instâncias inferiores da Justiça do Trabalho; impugnação de cálculos, redação de memoriais.
  2. Elaboração de ações em face de terceiros objetivando a defesa dos interesses da empresa e respectivo acompanhamento das lides; consultas verbais atinentes a matéria de natureza trabalhista; emissão de pareceres escritos sobre o teor dos documentos que nos forem submetidos.
  3. Assessoria em procedimentos administrativos envolvendo as relações trabalhistas junto às Delegacias Regionais do Trabalho, como elaboração de defesas administrativas e em autos de infração, participação em mesas redondas, acompanhamento de inquéritos civis.
  4. Consultoria nas negociações coletivas de trabalho ou que envolvam relações sindicais e objetivando o desenvolvimento de estratégias para redução de potenciais riscos de contingência trabalhista.
  5. Consultoria preventiva visando o acompanhamento do desenvolvimento das rotinas e práticas trabalhistas, incluindo a elaboração de contratos individuais de trabalho, consoante normas e missão da empresa.