Notícias
 
22 de agosto de 2025

STJ vai decidir se o Difal do ICMS entra no cálculo do PIS/Cofins

A 1ª Seção do STJ vai julgar, em recurso repetitivo, se o Difal do ICMS deve ou não ser incluído na base de cálculo do PIS e da Cofins.

O entendimento das duas turmas de direito público do próprio STJ é favorável ao contribuinte: o Difal não seria receita da empresa, mas apenas um valor repassado ao Estado, mesmo raciocínio da chamada “tese do século”, que excluiu o ICMS da base do PIS/Cofins – Tema 1125.

Todavia, alguns Tribunais Regionais Federais têm decidido de forma contrária, o que levou o tema ao STJ.

A decisão será definitiva, já que o STF declarou que a questão é infraconstitucional.

O que está em aberto é a possibilidade de haver a modulação dos efeitos, ou seja, essa decisão poderá limitar as compensações quem não entrou com ação até 15/03/2017.

Esse julgamento impacta especialmente empresas de varejo e de e-commerce, que pagam valores expressivos de Difal em operações interestaduais.

A equipe de Direito Tributário do nosso escritório permanece à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos sobre os temas mencionados.

  • Compartilhar:

   

Veja também

1 de março de 2024

Acordo individual de trabalho: como é feito e o que diz a lei sobre esta prática

A flexibilização do acordo individual de trabalho ganhou impulso a partir da Medida Provisória 936/2020, promulgada pelo Governo Federal durante o ...

Ler mais
15 de outubro de 2020

Governo prorroga prazos para acordos de redução de jornada e de suspensão temporária de contrato de trabalho

Governo autoriza pela quarta vez a prorrogação do período máximo para redução de jornada e/ou suspensão de contrato de trabalho – Decreto 10....

Ler mais
11 de maio de 2021

Impossibilidade da parte desistir da ação após apresentação de contestação

Impossibilidade da parte desistir da ação após apresentação de contestação Depois de apresentada contestação o Reclamante não pode desistir da ação...

Ler mais