Notícias
 
15 de setembro de 2025

STF decidirá, em repercussão geral, sobre vale-transporte e alimentação

O STF decidiu, por unanimidade, que o tema do vale-transporte e do auxílio-alimentação, quando há desconto no salário do empregado, terá julgamento com repercussão geral.

Isso significa que o STF vai definir se as empresas devem ou não recolher contribuição previdenciária sobre a parte paga pelo próprio trabalhador para ter acesso a esses benefícios.

Esse julgamento é relevante porque a decisão do STF valerá para todos os casos semelhantes em todo o território.

Até agora, o STJ entendia que a contribuição deveria ser paga. Porém, o STF restringiu a discussão apenas à chamada coparticipação, ou seja, à parte que o empregado paga.

Diante desse cenário, é importante que as empresas avaliem a possibilidade de entrar com ação judicial para resguardar direitos e evitar prejuízos futuros, principalmente se houver mudança no entendimento já firmado pelo STJ.

A equipe de Direito Tributário do nosso escritório permanece à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos sobre os temas mencionados.

Fonte: STF – Supremo Tribunal Federal

https://portal.stf.jus.br/textos/verTexto.asp?servico=jurisprudenciaRepercussaoInformacaoGeral&pagina=conteudoEsquerdo
  • Compartilhar:

   

Veja também

14 de maio de 2021

Empregados que vendem benefícios podem ser demitidos?

Empregados que vendem benefícios podem ser demitidos? Arcar com todas as contas do mês nem sempre é fácil, principalmente em tempos de pandemia, on...

Ler mais
8 de maio de 2025

Vale-Transporte pago em pecúnia integrar a base de cálculo da contribuição do FGTS?

No último dia 28, os Ministros da Primeira Turma, por unanimidade, decidiram que o questionamento acima deve ser julgado sob o rito dos recursos re...

Ler mais
27 de novembro de 2024

Insubordinação ou Indisciplina: Ambos os Atos Podem Resultar em Justa Causa

No ambiente de trabalho, a relação entre empregador e empregado deve ser pautada pelo respeito mútuo, pela disciplina e pelo cumprimento das normas...

Ler mais