Notícias
 
15 de setembro de 2025

STF decidirá, em repercussão geral, sobre vale-transporte e alimentação

O STF decidiu, por unanimidade, que o tema do vale-transporte e do auxílio-alimentação, quando há desconto no salário do empregado, terá julgamento com repercussão geral.

Isso significa que o STF vai definir se as empresas devem ou não recolher contribuição previdenciária sobre a parte paga pelo próprio trabalhador para ter acesso a esses benefícios.

Esse julgamento é relevante porque a decisão do STF valerá para todos os casos semelhantes em todo o território.

Até agora, o STJ entendia que a contribuição deveria ser paga. Porém, o STF restringiu a discussão apenas à chamada coparticipação, ou seja, à parte que o empregado paga.

Diante desse cenário, é importante que as empresas avaliem a possibilidade de entrar com ação judicial para resguardar direitos e evitar prejuízos futuros, principalmente se houver mudança no entendimento já firmado pelo STJ.

A equipe de Direito Tributário do nosso escritório permanece à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos sobre os temas mencionados.

Fonte: STF – Supremo Tribunal Federal

https://portal.stf.jus.br/textos/verTexto.asp?servico=jurisprudenciaRepercussaoInformacaoGeral&pagina=conteudoEsquerdo
  • Compartilhar:

   

Veja também

18 de janeiro de 2021

Quais tipos de faltas a empresa não pode descontar do salário do trabalhador?

Muitas empresas passam por problemas recorrentes no que se refere à falta de funcionários ao trabalho, que muitas vezes resulta em dificuldades ope...

Ler mais
3 de abril de 2024

Tribunal do Trabalho autoriza desconto de salário se banco de horas estiver negativo

Uma recente decisão do Tribunal do Trabalho tem gerado discussões acerca do banco de horas e seus impactos nas relações trabalhistas. De acordo com...

Ler mais
9 de julho de 2021

MP possibilita que trabalhadores ficam devendo férias e feriados antecipados

MP possibilita que trabalhadores ficam devendo férias e feriados antecipados A medida provisória (MP 927/2020) publicada na noite deste domingo (22...

Ler mais