Notícias
 
19 de agosto de 2022

Jornada de 4 dias: a tendência é legal?

Bom, para início de conversa a jornada pode variar de acordo com o que as empresas definem em contrato, pois o mesmo pode tanto definir se deverão haver cumpridas, quanto delimitar os dias que devem ser trabalhados.

As empresas que aderirem a tendência de apenas 4 dias na jornada, devem atuar ce acordo com o seu contrato define, caso não haja nenhuma diretriz, o mesmo deve ser atualizado.

Como surgiu a semana de 4 dias de trabalho?

A semana de 4 dias de trabalho já é uma tendência em pauta há bastante tempo. O assunto é amplamente debatido entre organizações não-governamentais e agências focadas em melhorias e bem-estar para os colaboradores em geral. 

No entanto, foi com a pandemia do COVID-19 que o assunto realmente entrou em evidência. Nesse período, os colaboradores e a liderança foram obrigados a permanecer em casa por conta do isolamento social.

A semana de 4 dias tem algum impacto no salário do colaborador? 

Não. Um dos principais objetivos da semana de 4 dias é o de assegurar o bem-estar do colaborador. Logo, a redução salarial não contribuiria para incentivar o funcionário a aderir a essa nova modalidade de trabalho de forma positiva. 

 

Como funciona a semana de 4 dias de trabalho na prática? 

Depende da empresa. Existe uma tendência a se trabalhar de segunda à quinta, tendo a sexta-feira incorporada ao final de semana. Nessa modalidade, a prática da hora extra para compensar o dia de folga adicional geralmente não ocorre. Ou seja, trabalham-se 32 horas semanais. 

 

Conseguiu tirar todas suas dúvidas? Quer saber mais sobre o assuntou e precisa de uma consultoria? Entre em contato conosco e agende uma reunião

 

  • Compartilhar:

   

Veja também

17 de fevereiro de 2022

Contato com pacientes isolados garante insalubridade em grau máximo

A 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu o direito de uma auxiliar de enfermagem ao adicional de insalubridade em grau máximo no perí...

Ler mais
4 de agosto de 2022

Câmara e Senado aprova MP que altera regras do auxílio-alimentação e regulamenta teletrabalho

Com o advento da pandemia provada pela COVID 19, várias empresas do dia para a noite, viram-se obrigadas adotar o trabalho remoto, sem que houvesse...

Ler mais
2 de outubro de 2024

Superior Tribunal de Justiça reconhece caução locatícia como garantia real

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), em uma decisão recente, reconheceu a caução locatícia como uma forma de garantia real, trazendo importantes i...

Ler mais