Notícias
 
22 de agosto de 2025

STJ vai decidir se o Difal do ICMS entra no cálculo do PIS/Cofins

A 1ª Seção do STJ vai julgar, em recurso repetitivo, se o Difal do ICMS deve ou não ser incluído na base de cálculo do PIS e da Cofins.

O entendimento das duas turmas de direito público do próprio STJ é favorável ao contribuinte: o Difal não seria receita da empresa, mas apenas um valor repassado ao Estado, mesmo raciocínio da chamada “tese do século”, que excluiu o ICMS da base do PIS/Cofins – Tema 1125.

Todavia, alguns Tribunais Regionais Federais têm decidido de forma contrária, o que levou o tema ao STJ.

A decisão será definitiva, já que o STF declarou que a questão é infraconstitucional.

O que está em aberto é a possibilidade de haver a modulação dos efeitos, ou seja, essa decisão poderá limitar as compensações quem não entrou com ação até 15/03/2017.

Esse julgamento impacta especialmente empresas de varejo e de e-commerce, que pagam valores expressivos de Difal em operações interestaduais.

A equipe de Direito Tributário do nosso escritório permanece à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos sobre os temas mencionados.

  • Compartilhar:

   

Veja também

2 de outubro de 2024

Quais são as principais multas trabalhistas e como evitá-las

No Brasil, o cumprimento das normas trabalhistas é fundamental para garantir o bem-estar dos colaboradores e o bom funcionamento das empresas. No e...

Ler mais
17 de fevereiro de 2021

O que as empresas precisam saber sobre a Nova Lei de Falências

A Nova Lei de Falências que entrou em vigor ao final do mês de janeiro propõe uma ampla reestruturação na forma como são conduzidas as falências e ...

Ler mais
15 de setembro de 2025

STF decidirá, em repercussão geral, sobre vale-transporte e alimentação

O STF decidiu, por unanimidade, que o tema do vale-transporte e do auxílio-alimentação, quando há desconto no salário do empregado, terá julgamento...

Ler mais