Notícias
 
8 de dezembro de 2025

Mudanças recentes na CLT: o que muda na prática para sua empresa

Nos últimos meses, diversas mudanças legais, novas interpretações e decisões judiciais redefiniram o cenário trabalhista no Brasil. Para as empresas, estar atualizado deixou de ser uma opção — é uma estratégia de proteção.

1. Regras mais rigorosas sobre controle de jornada

A Justiça do Trabalho intensificou decisões que exigem provas robustas das horas trabalhadas, intervalos e registro de ponto eletrônico. Falhas simples têm gerado ações de alto custo.

2. Novas diretrizes para home office e trabalho híbrido

Com a crescente adesão ao modelo híbrido, empresas devem garantir:

  • políticas de conexão e desconexão,
  • controle de jornada adequado,
  • cláusulas específicas em contrato.

3. Equiparação salarial

Os tribunais têm adotado análise mais objetiva sobre funções iguais e mesmas responsabilidades. Empresas devem revisar tabelas salariais para evitar riscos.

4. Prevenção ao assédio

Treinamentos, canais de denúncia e políticas internas atualizadas tornaram-se essenciais para evitar danos morais e responsabilização civil.

Conclusão

As atualizações recentes reforçam a importância de compliance trabalhista. Contar com orientação jurídica especializada é essencial para minimizar riscos e proteger o negócio.

  • Compartilhar:

   

Veja também

18 de agosto de 2025

STF confirma incidência da contribuição previdenciária sobre o terço de férias

O STF decidiu, definitivamente, que é constitucional a cobrança a contribuição previdenciária patronal sobre o terço constitucional de férias. Foi ...

Ler mais
28 de agosto de 2021

Tribunal admite o resgate integral do saldo do FGTS em decorrência da pandemia

Tribunal admite o resgate integral do saldo do FGTS em decorrência da pandemia Sob a relatoria do desembargador federal Souza Prudente, a Quinta Tu...

Ler mais
20 de março de 2024

PRAZO DE TRAMITAÇÃO DE NOVOS PROCESSOS CAI EM UM TERÇO NA JUSTIÇA DO TRABALHO DE SÃO PAULO EM 2023

Na 2ª Região, o tempo médio de tramitação de um novo processo em 1º grau foi de 918 dias em 2023 ante 1.370 dias em 2022, uma queda de 33%. No mesm...

Ler mais