Notícias
 
15 de setembro de 2025

STF decidirá, em repercussão geral, sobre vale-transporte e alimentação

O STF decidiu, por unanimidade, que o tema do vale-transporte e do auxílio-alimentação, quando há desconto no salário do empregado, terá julgamento com repercussão geral.

Isso significa que o STF vai definir se as empresas devem ou não recolher contribuição previdenciária sobre a parte paga pelo próprio trabalhador para ter acesso a esses benefícios.

Esse julgamento é relevante porque a decisão do STF valerá para todos os casos semelhantes em todo o território.

Até agora, o STJ entendia que a contribuição deveria ser paga. Porém, o STF restringiu a discussão apenas à chamada coparticipação, ou seja, à parte que o empregado paga.

Diante desse cenário, é importante que as empresas avaliem a possibilidade de entrar com ação judicial para resguardar direitos e evitar prejuízos futuros, principalmente se houver mudança no entendimento já firmado pelo STJ.

A equipe de Direito Tributário do nosso escritório permanece à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos sobre os temas mencionados.

Fonte: STF – Supremo Tribunal Federal

https://portal.stf.jus.br/textos/verTexto.asp?servico=jurisprudenciaRepercussaoInformacaoGeral&pagina=conteudoEsquerdo
  • Compartilhar:

   

Veja também

13 de novembro de 2020

Trabalhador que recebe mensagens de WhatsApp fora do horário de trabalho pode processar a empresa?

As ferramentas de mensagens instantâneas não são novidades, contudo nenhuma delas se consolidou tão fortemente quanto o WhatsApp, o qual já abriga ...

Ler mais
9 de julho de 2021

Cargos de confiança têm direitos trabalhistas diferenciados

Cargos de confiança têm direitos trabalhistas diferenciados Coordenadores, gerentes e diretores são exemplos de cargos de confiança nas e...

Ler mais
31 de março de 2023

Novo PL quer permitir desconto de pensão alimentícia direto do seguro-desemprego

O Projeto de Lei 62/23 permite o desconto direto de prestação alimentícia em parcela de seguro-desemprego. Em análise na Câmara dos Deputados, o te...

Ler mais